Titanoboa cerrejonensis, a maior cobra do mundo tinha 13m e pesava 1 tonelada

24 jul

A  cobra que ameaçava Jennifer López no filme Anaconda, de 1997 é ‘cobrinha’ perto do fóssil  descoberto no nordeste da Colômbia que  revela a maior serpente já encontrada! Titanoboa é um gênero de serpente que viveu cerca de 60 a 58 milhões anos atrás, no Paleoceno época , um período de 10 milhões de anos imediatamente após o evento de extinção dos dinossauros . A única espécie conhecida é a Titanoboa cerrejonensis, a maior serpente já descoberta, que suplantou o detentor do recorde anterior, Gigantophis .

Reconstituição do paleoambiente e da possível representação de Titanoboa

Tamanho

Ao comparar os tamanhos e formas de sua fossilizados vértebras aos dos existentes cobras, os pesquisadores estimaram que o T. cerrejonensis chegou a um comprimento máximo de 12 a 15 m ,  pesava cerca de 1,135 kg  e tinha cerca de 1 m de diâmetro na parte mais grossa do corpo.

A rainha das cobras: possivelmente o maior animal terrestre que viveu na Terra

Localização

Em 2009, a fósseis individuais, de 28 T. cerrejonensis foram  encontradas para a Formação Cerrejón nas minas de carvão de Cerrejón em La Guajira, Colômbia. Antes desta descoberta, poucos fósseis de vertebrados do Paleoceno  foram encontrados em antigos ambientes tropicais da América Sul. A cobra foi descoberta em uma expedição por uma equipe internacional de cientistas liderada por Jonathan Bloch, paleontólogo de vertebrados da Universidade da Flórida e Carlos Jaramillo, uma paleobotânica do Smithsonian Tropical Research Institute no Panamá .

Vértebras de Titanoboa (superior e meio), vértebras de Anaconda (inferior).

-

Referência: Head JJ, Block JI, Hastings AK, Bourque JR, Cadena EA, Herrera FA, Polly D, Jaramillo CA (2009) Giant boid snake from the Palaeocene neotropics reveals hotter past equatorial temperatures. Nature 457(7230):715-718.

About these ads

3 Respostas para “Titanoboa cerrejonensis, a maior cobra do mundo tinha 13m e pesava 1 tonelada”

  1. vitoria 12/14/2011 às 3:25 pm #

    ola sou vitoria e gostaria de dar uma idéia, pq vcs nao fazem uma inseminaçao artificial a partir do dna da cobra(titanoboa), e esse dna for aplicado no ovulo de outra cobra criada em laboratorio, com isso quando houver o processo de cruzamento nascerá a cobra conhecida como a maior do mundo (titanoboa) e poderá ajudar como voces como os arqueologos em sua pesquisa.

    • redevbrasil 01/16/2012 às 7:38 am #

      Olá Vitória, obrigada por sua dúvida. Infelizmente isso que você está propando não é viável. Mas se tiver dúvidas ainda quanto a isso, pode entrar em contato com o pesquisador Renato Bernils pelo email – renatobernils@gmail.com.

  2. Will Herrera 12/21/2011 às 4:42 pm #

    Ah! Como é grande…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 487 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: