Boletim do Ram traz a avaliação do impacto do teiú em Fernando de Noronha

 

teiu

5ª Edição do Boletim Informativo do Ram

Vejam a nova edição do Boletim Informativo do Ram (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios), que contou com a colaboração do médico veterinário Carlos Abrahão, que também faz parte do grupo de pesquisadores que compõem a Rede Vital para o Brasil.

Nesta 5ª edição, o informativo traz uma avaliação do impacto do teiú (Salvator merianae) na saúde ambiental e conservação da biodiversidade no arquipélago de Fernando de Noronha.

A espécie foi introduzia ao arquipélago propositalmente na década de 1950 para controlar a propagação dos roedores trazidos pelos europeus no período de colonização. O fato é que este grande lagarto onívoro pode ser considerado uma grande ameaça para as espécies endêmicas do local, pois já existem muitos relatos da ocorrência de predação de ovos e filhotes de aves nativas ou migratórias, além da recente observação de ataques a ninhos de tartaruga, o que caracteriza uma possível mudança no seu comportamento predador.

De acordo com o artigo publicado no informativo, o aumento populacional desta espécie invasora, que chega a cerca de 8000 indivíduos só na ilha principal, traz um risco em potencial para a saúde humana, por serem transmissores de alguns patógenos zoonógicos, além de poderem transmitir doenças para outros répteis endêmicos da ilha, como a mabuia-de-noronha (Trachylepis atlantica) e da amphisbaena-de-noronha (Amphisbaena ridleyi).

Anúncios
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s