Nota de Repúdio à condução arbitrária da nova Presidência e Diretoria do Instituto Vital Brazil

 

232004201326092

A maneira desrespeitosa e arbitrária com que o Secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior, resolveu destituir a Presidência e Diretoria do Instituto Vital Brazil (IVB), Niterói, RJ – sem sequer uma conversa ou consulta prévia e, sobretudo, sem aprovação do Conselho Administrativo da instituição –, causou indignação em grande parte dos colaboradores e amigos do IVB, em especial dos membros integrantes da Rede Vital para o Brasil. Em janeiro, logo após ser nomeado para Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Luiz Antônio já deu sinais a que veio e a quem serve: de um dia para o outro acabou com o CEPE – Centro de Estudo e Pesquisa sobre o Envelhecimento, administrado pelo IVB.

Com o argumento simplista de “cortar gastos” e com o discurso ditatorial da autoridade suprema – “a partir de amanhã vocês não trabalham mais aqui” – Luiz, literalmente, invadiu, apossou e se instalou na sede do CEPE, na Gávea, bairro disputado do Rio de Janeiro. Interrompendo assim um dos programas referenciais da SES/RJ, um dos sete únicos do mundo, o qual realizava avaliações interdisciplinares dos idosos, promovia o envelhecimento saudável em um ambiente de debates e formação voltada para a saúde do idoso com perspectiva de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.

De acordo com o atual presidente do IVB, o médico sanitarista Antônio Joaquim Werneck de Castro, a atitude de demissão da Diretoria sem a devida aprovação do Conselho Administrativo “fere a legalidade do estatuto que rege a instituição”. Em nota, Werneck explicou que apesar de toda a infraestrutura oferecida pela atual gestão do instituto e da criação de uma comissão de transição, os representantes da nova equipe administrativa, ainda sem mandato, demitiram toda a Diretoria do IVB, formada por funcionários efetivos da instituição, alguns com mais de 30 anos de casa. “Eu, no uso de minhas atribuições, venho declarar que sou contra essa atitude, cancelei as reuniões com a equipe de transição e informei ao Governador”, expressou Werneck.

Temerosos de perderem nos votos do atual Conselho Administrativo, o Governo do Estado do Rio de Janeiro resolveu realizar, no próximo dia 14 de março, uma AGE – Assembleia Geral Extraordinária no IVB, a fim de oficializar o desmantelamento institucional.

Para aqueles que conhecem minimamente a história do IVB e acompanham os últimos 8 anos de avanços desta instituição científica centenária, não há dúvidas quanto aos interesses sombrios de Luizinho, apelido do atual secretário de saúde do Estado do Rio de Janeiro, cujo argumentos infundados não levam em conta os mais de 80% de autossuficiência alcançados neste período pelo IVB.

O que é mais importante? O que é prioritário? Pergunta o novo gestor…

Que se manifestem as famílias de cada cidadão fluminense salvo pelo conhecimento gerado, treinamento dado e ampola de soro antiveneno produzida pelo Instituto Vital Brazil nos últimos 96 anos!

Nós, da Rede Vital para o Brasil, repudiamos toda e qualquer arbitrariedade imposta na condução da nova Presidência e Diretoria do Instituto Vital Brazil e nos solidarizamos com os colegas que foram demitidos injustamente: – Contem com o nosso apoio!

Anúncios
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s