Formação Médica em Animais Peçonhentos no Brasil

Autores:

André Luís Melo1; Rejâne Maria Lira da Silva2

1Estudante da graduação em Medicina da UFBA e Bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Extensão da UFBA (PIBIEX) ; 2 Professora Associada do Instituto de Biologia da UFBA e Coordenadora do Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos (NOAP-UFBA)

Acidentes com animais peçonhentos são muito frequentes no Brasil, sobretudo nas regiões onde há extensa área coberta por mata, como Norte e Centro-Oeste. Como uma das atividades econômicas principais dessas regiões é relacionada à agropecuária, muitos envenenamentos podem acontecer como acidentes laborais, sendo necessário atendimento médico urgente. Considerando a dinâmica própria do Sistema Universal de Saúde, a porta de entrada do paciente no sistema é a atenção primária, onde a Unidade de Saúde da Família é o corpo principal. Nesse sentido, é necessário que os profissionais de saúde, sobretudo médicos, saibam com o paciente infectado e promovam ações de prevenção desses acidentes. Assim, esse trabalho visa investigar quais escolas médicas federais brasileiras apresentam em suas matrizes curriculares formação relativa aos acidentes com animais peçonhentos. O método utilizado foi investigação nos sites institucionais das 47 escolas médicas e a análise da matriz curricular disponível no site. Percebeu-se que apenas 32% das escolas médicas federais possuem conteúdos sobre Acidentes com Animais Peçonhentos em suas grades curriculares, disponibilizadas nos respectivos sites institucionais. Desse percentual, a região que mais apresentou formação médica sobre o assunto foi a região Norte. Além disso, notou-se que 74,5% dessas escolas tinham sua grade disponível no site, e que apenas 61,7% tinham o ementário disponível, evidenciando que existe uma defasagem de informação institucional digital no ensino superior do Brasil. Desse modo, pode-se concluir que existe necessidade de investimento na formação dos médicos nesse assunto, já que os acidentes com animais peçonhentos são agravos de emergência e, portanto, a atuação médica consciente e fundamentada no tratamento é essencial.

Imagem2
 norte
 nordeste
 centrooeste
 sudeste
sul

Como citar esta página:

MELO, A.L.M & LIRA-DA-SILVA, R.M. 2o13. (In)Formação Médica sobre Acidentes com Animais Peçonhentos: um panorama atual. Disponível em: Rede Vital para o Brazil, (https://redevitalparaobrasil.wordpress.com). Capturado em dia/mês/ano com quatro dígitos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s