Relembre a abertura do Encontro Nacional sobre Coleções Biológicas e suas Interfaces

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos: Rauf Tauile

Biólogos, pesquisadores, acadêmicos e profissionais de todo o Brasil estavam presentes no Auditório Nobre do Centro de Estudos e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe), Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, na noite do último dia 20 de maio. A ciência foi celebrada na cerimônia de abertura do Encontro Nacional sobre Coleções Biológicas e suas Interfaces, evento promovido pelo Instituto Vital Brazil (IVB) em parceria com a Rede Vital para o Brasil.

Antônio Werneck, presidente do Instituto Vital Brazil, Rejâne Lira, coordenadora do evento, Tania Brazil, representante da Casa de Vital Brazil, Francisco Luís Franco, presidente da Comissão Científica do evento, Giselle Cotta, vice-coordenadora da Rede Vital para o Brasil e Thelma Rezende, coordenadora do Cepe, que recepciona o evento, compuseram a mesa de abertura.

“É uma honra ver esta casa cheia de gente, trazendo ciência”, afirmou Thelma em seu pronunciamento. Todos os discursos enfatizaram a importância da iniciativa, capaz de vincular os quatros cantos do país em prol da discussão sobre as coleções biológicas. Como coordenadora do Encontro, Rejâne Lira agradeceu a todos os presentes: “Agradeço aos palestrantes que aceitaram o convite a os participantes que enviaram trabalhos”. Rejâne ressaltou o orgulho de homenagear dois grandes nomes do cenário científico internacional: João Florêncio Gomes e Chana Malogolowkin-Cohen.

Antônio Werneck, presidente do Instituto Vital Brazil, aproveitou a oportunidade para falar sobre os 95 anos da instituição. Citou a comemoração dos 120 anos do primeiro registro médico do uso da soroterapia antipeçonhenta. Fez referência aos 150 anos de Vital Brazil, que serão comemorados em 2015, citando os planos de um encontro científico que está sendo planejado em Campanha, cidade natal do cientista.

A palestra de abertura ficou por conta de Francisco Luís Franco e de Alma Hoge, autora do Catálogo das Serpentes Tipo da Coleção Herpetológica do Instituto Butantan. O material foi pré-lançado na abertura do Encontro e corresponde ao primeiro número do resgate da Revista Arquivos, a primeira revista do IVB, lançada pela primeira vez em 1923.

Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário